Carros brasileiros começam a adotar placas do Mercosul em setembro

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Depois de diversos adiamentos, os carros brasileiros finalmente ganharam uma data para adotarem um novo tipo de placa de identificação com o padrão dos países do Mercosul. Segundo a resolução publicada dia 8 de março no Diário Oficial da União (DOU), todos os veículos novos deverão adotar a placa a partir de 1º de setembro de 2018. Mas o prazo final para que toda a frota brasileira use esse novo tipo de identificação é 31 de dezembro de 2023.

De acordo com o texto, o órgão de trânsito de cada estado decidirá o início da implementação.

Como será a nova placa?

As placas deverão ter o fundo branco com a margem superior azul. No lado esquerdo, deverá constar o logotipo do Mercosul, do lado direito a bandeira do Brasil e a identificação da cidade e estado. No centro, haverá o nome do nosso país. Segundo a resolução, todas as placas terão sete caracteres alfanuméricos estampados em alto relevo, com uma combinação aleatória a ser fornecida e controlada pelo Denatran.  Atualmente, a combinação é formada por três letras e quatro números.

Para aumentar a segurança e evitar a clonagem, as placas terão chip e código de barras bidimensionais dinâmicos (QR code).

Por que as placas vão mudar?

Além de padronizar o sistema de identificação para os veículos que circulam nos países do bloco, a unificação das placas também tem o objetivo de facilitar as informações entre os países, ter maior controle sobre as infrações dos veículos, ajudar no combate à clonagem de carros e roubos de carga.


Fonte: G1 - Revista Auto Esporte

Time alviverde patrocinado pela RDP Petróleo vence primeiro turno do Paranaense

foto O Coritiba fez bonito na tarde deste domingo (25). Embalado pela torcida, o Verdão venceu o Rio Branco pelo placar de 3x0 e ganhou a Taça Dionísio Filho, o primeiro turno do Campeonato Paranaense 2018. Com isso, o Coxa está garantido na grande final da competição estadual. Os gols do Coxa foram marcados por Alecsandro, Thalisson Kelven e Guilherme Parede.

Fonte: Site do Coritiba Foot Ball Club





Confira os sortudos que irão assistir Uberlândia Esporte Clube x Coxa

foto A RDP Petróleo levará 5 torcedores com acompanhante para assistir Uberlândia Esporte Clube x Coritiba nesta quinta-feira, dia 22/02, às 21h30, no Parque do Sabiá.

Trata-se da Parceria Premiada voltada aos revendedores de Uberlândia-MG.

São eles:

Adailton - Auto Posto Gentil Uberlândia
Daniel Franklin - Auto Posto Brandão Ltda.
Lucas de Farias - Auto Posto 2 Irmãos
Otávio Abelar - Auto Posto Muller e Abelar
Wellington Rodrigues - Auto Posto Gaivota

RDP e Coritiba: juntos novamente

foto O Coritiba Foot Ball Club anunciou hoje a retomada da parceria com a RDP Petróleo. Patrocinadora oficial do clube, a RDP Petróleo já irá estampar a sua marca na omoplata da camisa coxa-branca no jogo da semifinal da Taça Dionísio Filho, domingo (18), contra o Foz do Iguaçu.
 
Tanto para a diretoria do Coritiba, bem como para a RDP Petróleo, a parceria excede a pura exposição de marca. Para a RDP, fazer este investimento é também valorizar um clube centenário, guerreiro, forte e competitivo. Já para o Coxa, voltar a ter a RDP Petróleo como parceira é caminhar ao lado de uma instituição que acredita na força do esporte para fortalecer a sua marca.
 
“O retorno da RDP como patrocinadora do clube demonstra a confiança do mercado na marca do Coritiba e nos resultados da exposição da marca da empresa aliada ao nosso clube. Nós estamos felizes com esta retomada de parceria”, afirmou o presidente Namur.
 
“É com muito orgulho e grande satisfação que a RDP Petróleo volta a patrocinar o Coritiba, um clube de extrema tradição no futebol brasileiro. Através da retomada desta parceria, fortalecemos ainda mais a identidade já criada entre a RDP Petróleo e o Coxa, time que traduz garra e determinação, colecionando vitórias ao longo de sua trajetória”, afirmou Mauricio Rejaile, presidente da RDP Petróleo.
 
A RDP Petróleo junta-se aos principais patrocinadores do Coritiba, como Caixa Econômica, Pro Tork, Adidas e Bourbon, na categoria 1985 - na hierarquia dos parceiros aqueles que possuem maior exposição nas mídias do clube. Além da exposição nas camisas do time profissional e das categorias de base, a empresa contará com exposição nos materiais de treino do clube, backdrop, painel do estádio, site oficial e ativações promocionais com a torcida em jogos do clube.

Fonte: Site do Coritiba Foot Ball Club

Legislativo deverá definir as normas de segurança para fabricação de veículos

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O Poder Legislativo poderá ter papel determinante na definição das normas e requisitos de segurança para fabricação e montagem de veículos. A mudança está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 263/2015, que aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) para dar ao Legislativo maior responsabilidade na emissão de normas que criem novas obrigações para o cidadão quanto à segurança veicular.

Para o autor do projeto, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), o objetivo da iniciativa é restabelecer a competência normativa inicial do Legislativo relacionada ao trânsito. De acordo com o senador, esse papel normativo tem sido indevidamente delegado ao Poder Executivo, por meio das resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Tais resoluções são quase sempre conflitantes, confundindo fabricantes, proprietários e motoristas, em prejuízo da segurança jurídica, inafastável nos estados democráticos de direito”, argumenta o senador na justificativa da proposta.

Adequação

A transferência da função normativa para o Contran e os outros órgãos estaduais de trânsito ocorreu, segundo Caiado, por conta do dever de responder com rapidez aos “crescentes desafios do setor, decorrentes, sobretudo, da evolução do mercado e do aumento do tráfego nos grandes centros”. Contudo, ele argumenta que pela Constituição apenas o Poder Legislativo está apto para inovar a ordem jurídica por meio da criação de novos direitos e obrigações.

A relatora na CCJ, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), foi favorável à matéria e concordou que o PLS é uma forma de corrigir uma inconstitucionalidade. Para ela, novas obrigações de trânsito não podem ser impostas sem levar em conta o impacto jurídico e financeiro na vida das pessoas.

“Os cidadãos não podem ser surpreendidos por novas exigências impostas por mero regulamento, especialmente quando se referem à obrigação de fazer, que só pode ser imposta por lei”, afirma Simone Tebet em seu relatório.

Competências

O projeto modifica algumas competências do órgão máximo executivo de trânsito da União, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Ele determina que as normas para fabricação de veículos devem ser elaboradas pelo órgão, submetidas ao Contran e em seguida enviadas para a análise do Congresso Nacional.

Pelo texto, caberá ainda ao Denatran estudar os casos que não estão previstos na legislação de trânsito e submetê-los à autoridade competente do Poder Executivo para que esta proponha ao Legislativo a solução adequada.

O projeto será votado em caráter terminativo na CCJ, portanto, caso seja aprovado e não houver recursos para deliberação em Plenário, a proposta seguirá para a análise da Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Anvisa aprova novas regras para exposição de cigarros no Posto

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A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou resolução com regras mais rígidas para exposição de produtos derivados do tabaco nos pontos de venda. O texto atualiza algumas normas, como a de que os expositores devem ficar apenas na parte interna dos estabelecimentos e manter “o mais distante possível” de produtos destinados ao consumo de crianças e adolescentes, como doces e brinquedos.

A nova resolução deverá ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. Com a atualização, os comerciantes não poderão colocar painéis com luz direcionada para dar destaque aos produtos em vitrines, nem usar recursos de sonorização e movimento. A resolução também traz advertências sobre os riscos de fumar algumas substâncias como, por exemplo, o benzeno, que está presente tanto no cigarro quanto na gasolina.

O texto ainda proíbe o condicionamento da venda de produtos como cinzeiros ou isqueiros à compra de tabaco ou derivados. Também é proibida a comercialização, pela internet, e a distribuição de brindes ou amostras grátis.

A disposição gráfica das advertências sanitárias no centro dos expositores ou mostruários deve ser alterada até 25 de maio de 2019. Já o isolamento entre os derivados do tabaco e os produtos infantis deve ocorrer até 25 de maio de 2020.

A indústria do tabaco solicitou ampliação do prazo para atender às novas regras, conforme outra resolução da Anvisa aprovada em dezembro, no entanto, o pedido foi indeferido.


Fonte: Gazeta Online

Setor de veículos tem o maior crescimento em quatro anos

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Com alta de 24,5% em relação a igual período de 2016, as compras de veículos no Brasil tiveram em setembro a maior taxa de crescimento dos últimos quatro anos, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Desde abril de 2013, quando os emplacamentos subiram mais de 29%, o mercado não registrava avanço tão expressivo. Diante dos números positivos, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revisou para cima a projeção do aumento das vendas.

Para 2017, o setor esperava vender 4,3% a mais do que em 2016. Mas, após apurar alta de 7,9% do total vendido nos nove primeiros meses deste ano (1,6 milhão de unidades), a Fenabrave elevou a expectativa de crescimento para 9,9%. A projeção se baseia na confiança de que o mercado vai movimentar uma média próxima de 200 mil veículos por mês até dezembro, a exemplo do que ocorreu em setembro, quando os licenciamentos de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus chegaram a 199,2 mil.

Pela análise da Fenabrave, a redução do desemprego, que começou a cair antes do previsto, permitiu uma melhora na confiança dos consumidores. Além disso, a recuperação do crédito a automóveis, que mostra alta de 8,3% neste ano, a queda de juros e a melhora da renda foram citadas pela federação como fatores que vêm permitindo a recuperação do mercado.

Também ajudou a melhorar os volumes a safra recorde de grãos, que estimulou as vendas de veículos de carga. Ainda que não tenha divulgado as previsões para 2018, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., disse ter confiança de que os números do ano que vem serão ainda melhores.


Fonte: O Tempo

Vendas caminham para o melhor mês desde dezembro de 2015

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Até sexta-feira, 18, foram emplacados em agosto 113,3 mil unidades de veículos no País, de acordo com dados do Renavam, Registro Nacional de Veículos Automotores, apresentados à AutoData por uma fonte do mercado. Caso mantenha este ritmo nos próximos nove dias úteis até o fechamento do mês de agosto, no dia 31, os emplacamentos chegarão a 207 mil unidades, o melhor desempenho desde dezembro de 2015.

O volume envolve também os emplacamentos de caminhões e ônibus. De 2015 pra cá, o mês em que mais houve licenciamentos foi dezembro do ano passado, quando foram registrados 204 mil 329 emplacamentos. Apesar de mostrar uma recuperação das vendas no mercado nacional – que vinha abaixo da casa dos 200 mil desde então –, o volume segue distante do patamar observado no ano de 2013, quando os licenciamentos mensais superavam as 300 mil unidades.

De janeiro a julho deste ano foram emplacados 1 milhão 204 mil 260 veículos no País, a uma média diária de pouco menos de nove mil veículos, apontaram dados da Anfavea divulgados no início deste mês. A quantidade de licenciamentos foi 3,4% maior do que a verificada no mesmo período em 2016. Para a entidade, o desempenho traduz a confirmação da retomada das vendas de automóveis e diminuição das perdas no segmento de caminhões. Ao contrário do anunciado para produção e exportações, a Anfavea ainda não reviu projeções de vendas internas para o ano. A entidade manteve em julho, em seu último balanço do setor, a expectativa de crescimento de 4% no mercado brasileiro.

Segundo o presidente da Anfavea, Antonio Megale, a entidade ainda não tem confiança para alterar os cálculos. Para ele, o crescimento no semestre está ainda abaixo do projetado para o ano.

Boletim AutoData – Mercado – 19/08/2017 – Pág. 4 e 5

Fonte: Fenabrave

Venda de veículos novos cresce no semestre pela 1ª vez desde 2013

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A venda veículos novos no Brasil cresceu 3,65% no primeiro semestre do ano, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela associação dos revendedores (Fenabrave) no dia 4 de julho. É o primeiro resultado positivo para o semestre desde de 2013.

Entre janeiro e junho, 1.019.400 unidades novas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus foram emplacadas no país. No mesmo período de 2016, foram 983.495 unidades.

O avanço foi puxado pelos carros de passeio e comerciais leves, que tiveram uma alta de 4,25% no primeiro semestre.

Já o setor de veículos pesados (ônibus e caminhões) ainda registra um declínio de 13,8%, embora tenha mostrado melhora no final do semestre.

Em junho, o resultado foi praticamente o mesmo de maio, com 194,9 mil unidades, o que representa uma alta de 13,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.


Fonte: G1 (Auto Esporte)

Reajuste de combustível agora pode ser até diário, diz Petrobras

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RIO - A Petrobras informou nesta sexta-feira (30/6) que sua diretoria executiva aprovou a revisão da política de preços de diesel e gasolina que passarão a ter revisões mais frequentes podendo ser até mesmo diárias. A empresa aprovou a revisão da política de preços de diesel e gasolina vendidos em suas refinarias, que passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de julho, “visando aumentar a frequência de ajustes nos preços”.

A avaliação feita pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) — composto pelo Presidente, Diretor Executivo de Refino e Gás Natural e Diretor Executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores — é de que os ajustes que vinham sendo praticados, desde o anúncio da nova política em outubro de 2016, com revisões uma vez por mês “não têm sido suficientes para acompanhar a volatilidade crescente da taxa de câmbio e das cotações de petróleo e derivados, recomendando uma maior frequência nos ajustes”.

Assim, a decisão agora é realizar ajustes nos preços, a qualquer momento, inclusive diariamente, desde que os reajustes acumulados por produto estejam, na média Brasil, dentro de uma faixa determinada (-7% a +7%), respeitando a margem estabelecida pelo GEMP.

“Além disso, qualquer alteração fora dessa faixa terá que ser autorizada pelo GEMP. A revisão da política aprovada permitirá maior aderência dos preços do mercado doméstico ao mercado internacional no curto prazo e possibilitará a companhia competir de maneira mais ágil e eficiente”.

A Petrobras destaca ainda que “é importante ressaltar que os princípios da política de preços, aprovada em outubro de 2016, permanecem inalterados, levando em consideração o preço de paridade internacional (PPI), margens para remuneração dos riscos inerentes à operação e o nível de participação no mercado”.


Fonte: O Globo


Lei que permite descontos em pagamentos à vista é sancionada

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Para o governo, a diferenciação de preços beneficia empresas e consumidores e estimula queda no valor médio dos produtos


A partir desta terça-feira (27), comerciantes estão autorizados a oferecer preços diferenciados para pagamentos em dinheiro ou cartão de crédito ou débito. O texto foi sancionado sem vetos nesta segunda-feira em cerimônia no Palácio do Planalto pelo presidente da República, Michel Temer, e entra em vigor hoje, com a publicação da lei no Diário Oficial da União.

A nova lei tem origem no Projeto de Lei de Conversão 6/2017, decorrente da Medida Provisória (MP) 764/2016 e aprovado no Senado no último dia 31 de maio e, pela Câmara, no dia 24 de maio.

O texto também obriga o fornecedor a informar, em local visível ao consumidor, os descontos oferecidos em função do meio e do prazo de pagamento. Se ele não cumprir a determinação, ficará sujeito a multas previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990).

Taxas
Apesar de proibida em lei, a prática já era adotada por muitos comerciantes, que ofereciam descontos para quem pagasse com dinheiro. Com a diferenciação na cobrança, eles buscavam evitar as taxas cobradas pelos cartões e a demora para receber o dinheiro.

A proposta não obriga a diferenciação de preços, somente oferece essa possibilidade ao comércio. No entendimento do relator da medida provisória, deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC), o estímulo ao pagamento à vista e em dinheiro pode criar uma situação de concorrência que leve as administradoras de cartão a baixar as taxas cobradas dos estabelecimentos comerciais.

Segundo o Executivo, a diferenciação de preços beneficia empresas e consumidores e estimula queda no valor médio dos produtos. A medida também evitaria a prática do chamado subsídio cruzado — quando os consumidores que não utilizam cartão pagam o mesmo preço que os consumidores que utilizam esse sistema de pagamento, sobre o qual incidem taxas.


Fonte: Portal da Câmara dos Deputados

 

 

Número de veículos em circulação nas rodovias do país aumentou 194,1% em 15 anos

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Em contraste aos baixos investimentos na melhoria e ampliação da malha rodoviária no Brasil nos últimos 15 anos, a frota de veículos em circulação no país aumentou 194,1%, de 2001 para 2016, passando de 31 milhões para 93 milhões.

 

Na comparação entre 2016 para 2015, o número de veículos subiu de 90 milhões para 93 milhões. Essas informações estão no Anuário CNT do Transporte 2017, divulgado no dia 1ºde junho.

 

A frota de motocicletas foi a que apresentou maior crescimento em 15 anos: 420%, passando de 4 milhões para 20 milhões. Na sequência, estão os automóveis, ônibus e caminhões.

  

O diretor-executivo da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Bruno Batista, explica que esse crescimento no número de motocicletas em circulação gerou redução dos passageiros no transporte coletivo e aumentou a ocupação dos espaços das vias por veículos de uso individual, gerando maior lentidão no fluxo de veículos.

 

Fonte: Anuário CNT

Montadoras de veículos anunciam investimentos de R$ 16 bilhões no Brasil

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Com um indício de retomada do mercado interno e um grande salto nas exportações, oito fabricantes de veículos instalados no Brasil anunciaram nos últimos meses investimentos que chegam a um total de R$ 16,35 bilhões até 2021.

Depois de 4 anos consecutivos de queda, entre 2013 e 2016, as vendas no Brasil voltaram a crescer. De janeiro a setembro deste ano, os emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos subiram 7,4%, na comparação com o mesmo período de 2016.

De acordo com o novo presidente da Volkswagen do Brasil, o argentino Pablo Di Si, o mercado manterá ritmo de 8% a 10% ao ano até 2020, quando o total chegará 2,8 milhões de unidades - um resultado próximo ao registrado em 2008 e bem distante do recorde de 3,8 milhões de 2012.

Mas não é só esta expectativa que move as fabricantes. O verdadeiro motor da recuperação é a exportação, que saltou 55% neste ano e representa 28% da produção nacional, com recorde de 566 mil unidades até o mês passado.

Com isto, as linhas de montagem estão voltando a operar em um ritmo melhor e metade dos 12 mil funcionários que estavam com alguma restrição na jornada até julho já voltou ao trabalho. Algumas empresas contrataram mais empregados.


Veja para onde vão os investimentos:


  • General Motors – R$ 4,5 bilhões – R$ 3,1 bilhões para as fábricas de São Caetano do Sul (SP) e Joinville (SP), e R$ 1,4 bilhão na unidade de Gravataí (RS), que vai produzir um novo veículo. O valor faz parte de um investimento total de R$ 13 bilhões entre 2014 e 2020.
  • Volkswagen – R$ 2,6 bilhões – modernização da 1ª fábrica no Brasil, no ABC paulista, para produção de novos modelos, entre eles o Polo. Faz parte de um total de R$ 7 bilhões até 2020, anunciados no ano passado.
  • Scania – R$ 2,6 bilhões – desenvolvimento de novos produtos e atualização da fábrica em São Bernardo do Campo (SP) até 2020.
  • Mercedes-Benz Caminhões – R$ 2,4 bilhões – modernizar as unidades de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG) nos próximos cinco anos.
  • VW Caminhões e Ônibus (MAN) – R$ 1,5 bilhão – renovação de produtos, atualização da fábrica em Resende (RJ) entre 2017 e 2021.
  • Toyota – R$ 1 bilhão – atualização da unidade de Sorocaba (SP) para produzir o Yaris.
  • Volvo – R$ 1 bilhão – produtos e serviços da divisão de caminhões e ônibus.
  • Renault – R$ 750 milhões – R$ 350 milhões em uma nova fábrica para produção de blocos e cabeçotes de motores 1.6 e R$ 400 milhões para ampliação do complexo em São José dos Pinhais (PR).

 

Fonte: G1 – Auto Esporte

Contran altera regra sobre autorização especial de trânsito para veículos de carga

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O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) alterou as regras para concessão da AET (Autorização Especial de Trânsito) para CVCs (Combinações de Veículos de Carga). As normas estão previstas na Resolução nº 663/2017, publicada no Diário Oficial da União do dia 20 de abril.

As alterações dizem respeito a veículos com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) superior a 74 toneladas e inferior ou igual 91 toneladas, com altura máxima de 4,40 metros e comprimento de 28 a 30 metros. 

Segundo o texto, para obter as autorizações para essas combinações, será necessário atender a um conjunto de procedimentos administrativos, especificações técnicas e requisitos de segurança. 

Fonte: Agência CNT – Site Abcam

Entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais será prorrogada para 31 de maio

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Brasília (29/03/2017) – A entrega do  Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP) será prorrogada para 31 de maio de 2017 em razão de instabilidades nos sistemas do Ibama, que inviabilizaram o acesso de usuários externos nos últimos dias. A nova data limite também se aplica aos Relatórios de Pneumáticos e ao Protocolo de Montreal. Uma normativa será publicada nos próximos dias para estender o prazo anterior, que terminava em 31 de março.

O Ibama recomenda que os usuários evitem deixar a entrega para as últimas semanas. Um grande volume de acessos simultâneos pode sobrecarregar os sistemas.

O Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP), previsto na Lei nº 6.938/81 (§ 1º, Art. 17-C), é um instrumento de coleta de informações de interesse ambiental com o objetivo de colaborar com procedimentos de controle e fiscalização, além de subsidiar ações de gestão ambiental. Sua entrega é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades sujeitas à cobrança de Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA).

Regulamentado pela IN Ibama nº 06/2014, o RAPP é composto por formulários eletrônicos divididos em temas específicos. O número e os tipos de formulários a serem preenchidos varia em função das atividades registradas no CTF/APP.

Para acessar o RAPP vá até a página de Serviços do Ibama. Dentro do sistema, passe a seta do mouse no menu “Relatórios” submenu “Atividades - Lei 10.165/00 .


Fonte: Site do Ibama

Governo eleva para 8% mistura obrigatória de biodiesel no diesel comum

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O governo federal elevou de 7 para 8 por cento o percentual obrigatório de mistura de biodiesel no diesel comum vendido ao consumidor a partir de 1º de março de 2017, segundo publicação do Ministério de Minas e Energia (MME) no Diário Oficial da União.

A mistura obrigatória será elevada para 9 por cento a partir de 1º de março de 2018 e a 10 por cento em 1º de março de 2019, de acordo com a resolução.

"Com adoção do novo percentual para 8 por cento, o Brasil também abre espaço para a redução das importações de óleo diesel, além de favorecer a agricultura familiar e o agronegócio brasileiro, por meio do incentivo à produção", disse o MME.

Segundo o ministério, o país está entre os dois maiores produtores do biocombustível, junto com os Estados Unidos, tendo ultrapassado de forma definitiva os produtores europeus, primeiros a utilizarem o biocombustível em larga escala.

Apenas nos últimos dois anos, com a adição dos 7 por cento do biodiesel ao diesel convencional, a capacidade instalada de produção chegou a 7,2 bilhões de litros, disse o ministério, acrescentando que o volume é suficiente para atender a mistura de 10 por cento, estimada em seis bilhões de litros quando da sua vigência, em 2019.

Fonte: Reuters

Globo.com

ANTT alerta para prazos de recadastramento no RNTRC

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AANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) alerta os transportadores paraa antecipação do vencimento dos certificados do RNTRC (Registro Nacional deTransportadores Rodoviários de Cargas) que valeriam até o período de 2017a 2020.

Essesdocumentos deverão ser renovados até o último dia de maio de 2017, conformecronograma descrito na Portaria Suroc nº 230, de 13 de outubro de 2015. A datade vencimento do registro está vinculada ao final da placa dos veículoscadastrados.

 

Parasaber a data limite para solicitar o recadastramento no RNTRC, o transportadordeverá verificar a validade de seu certificado na Consulta Pública de Transportador.Para acessar, clique aqui.


Com informações da ANTT

 

Fonte: CNT - Confederação Nacional do Transporte

Financiamento de veículos cai 12,4% no Brasil em 2016, diz Cetip

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O número de veículos vendidos com financiamento no Brasil recuou 12,4% em 2016, na comparação com o ano anterior, segundo informou dia 13 de janeiro a Cetip, que opera  a base integrada de dados que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos oferecidos como garantia em operações de crédito.

É o quinto ano consecutivo de números menores para as aquisições com crédito, mas o índice é menor que os 17% registrados em 2015. Desde 2011, o volume só cai.

No total, foram 4,65 milhões de carros, comerciais leves, motos, ônibus e caminhões financiados no ano passado.

Os modelos novos puxaram a queda, com baixa de 25,6%, para 1,7 milhão de unidades.

O valor é superior aos 20,1% de recuo na venda de veículos novos em geral, incluindo o pagamento a vista.

Segundo a associação de fabricantes (Anfavea), as vendas a prazo atingiram um mínimo histórico de 51,7% das vendas em novembro.

Já os usados apresentaram variação negativa de 2% nos financiamentos, para 2,91 milhões de unidades.

Automóveis
Entre os carros de passeio, apenas os "usados maduros" (entre 9 e 12 anos de idade) avançaram, com alta de 16,3% na comparação com 2015.

No entanto, a maioria dos usados financiados em 2016 tinha de 4 a 8 anos, que são considerados "usados jovens". Foram 1,45 milhão de unidades. Os seminovos (até 3 anos) somaram 778 mil unidades.

Tipo de crédito
A grande maioria das vendas a prazo são feitas pelo Crédito Direto ao Consumidos, o CDC, que representou 80,7% do total. Os consórcios ficaram com 16,6%, e o leasing com 1,2%.

O prazo médio para o pagamento foi de 36,9 meses para veículos novos e chegou a 42,8 meses para os usados de 4 a 8 anos., segundo a Cetip.

Motos
As vendas financiadas de motocicletas sofreram queda de 21,3% em 2016, mesmo com uma leve alta de 0,7% nos contratos deste tipo para modelos usados.

Fonte: G1 - Auto Esporte

Anfavea revela balanço de 2016 e projeta crescimento para 2017

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A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, apresentou no dia 5 de janeiro, em São Paulo, o balanço final da indústria automobilística brasileira em 2016. Na ocasião a entidade também apresentou suas projeções para 2017.

 

O licenciamento de autoveículos no ano passado foi de 2,05 milhões de unidades, queda de 20,2% frente as 2,57 milhões de unidades vendidas em 2015. Somente em dezembro – o melhor mês do ano – foram negociadas 204,3 mil autoveículos, crescimento de 14,7% ante as 178,2 mil unidades de novembro e baixa de 10,3% se comparado com as 227,8 mil de dezembro de 2015.

 

Para Antonio Megale, presidente da Anfavea, vários fatores contribuíram para este desempenho: “o primeiro é a confiança em baixa, em razão da instabilidade política vivida pelo País, que fez investidores e consumidores adiarem suas decisões. O segundo é o acesso ao crédito, resultado da conjuntura socioeconômica, que tornou as instituições financeiras muito seletivas na hora da concessão. A consequência disso foi que a participação de vendas financiadas no total do licenciamento nos patamares mais baixos da série histórica”.

 

A produção em 2016 foi de 2,16 milhões de unidades – inferior em 11,2% ao se defrontar com as 2,43 milhões de unidades do ano anterior. No último mês do ano as 200,9 mil unidades fabricadas indicam diminuição de 7,1% contra as 216,3 mil de novembro e de expansão de 40,6% quando analisado com as 142,8 mil do mesmo mês de 2015.

 

Nas exportações o cenário foi de alta: 520,3 mil unidades foram negociadas com outros países, alta de 24,7% sobre as 417,3 mil unidades de 2015. Em dezembro 62,9 mil veículos atravessaram as fronteiras, número 11% maior em relação a novembro, com 56,7 mil unidades, e 36,1% acima ante as 46,2 mil de dezembro de 2015.

 

Caminhões e ônibus

 

As vendas de caminhões em 2016 registraram 50,6 mil unidades, contração de 29,4% diante das 71,7 mil unidades do ano anterior. Na análise mês a mês, as 4,5 mil unidades comercializadas em dezembro ficaram 17,1% acima das 3,8 mil de novembro e 20,8% inferior as 5,6 mil unidades de dezembro de 2015.

 

Na produção o ano fechou com baixa de 18,2% ao se comparar as 60,6 mil unidades com as 74,1 mil de 2015. Saíram das linhas de montagem em dezembro 4,2 mil unidades, menor em 21,2% do que novembro, com 5,4 mil, e 63,6% superior as 2,6 mil de igual período de 2015.

 

As exportações em 2016, com 21,5 mil unidades, subiram 2,3% frente as 21 mil unidades negociadas em 2015. Na análise mensal, dezembro apresentou resultado maior em 6,8%: foram 2,4 mil unidades no último mês e 2,2 mil em novembro. E apresentou crescimento de 131,7% ante as mil de dezembro de 2015.

 

No segmento de ônibus as vendas foram de 11,2 mil unidades, recuo de 33,5% frente as 16,8 mil de 2015. No último mês do ano foram comercializados 667 ônibus, aumento de 9,3% ante as 610 de novembro e de contração de 48,6% sobre as 1,3 mil de dezembro de 2015.

 

A produção ao longo de 2016 registrou 18,7 mil chassis para ônibus – baixa de 13% diante das 21,5 mil de 2015. Foram produzidos 979 chassis em dezembro, diminuição de 38,7% se defrontado com as 1,6 mil de novembro e de alta de 81% contra as 541 de dezembro do ano anterior.

 

Foram exportados 9,8 mil chassis para ônibus em 2016: elevação de 33,2% se comparado com as 7,3 mil de 2015. O resultado das exportações no décimo segundo mês de 2016, com 974 unidades, aumentou 32,5 % frente as 735 unidades de novembro e 21,9% ao defrontar com as 799 de dezembro de 2015.

 

Máquinas agrícolas e rodoviárias

 

Em 2016 foram negociadas 42,8 mil unidades, queda de 4,8% sobre as 45 mil em 2015. No último mês do ano, quando o setor comercializou 4,1 mil máquinas, houve elevação de 14,8% ante as 3,6 mil de novembro e de 84% na análise com as 2,2 mil de dezembro de 2015.

 

A produção nos meses transcorridos de 2016 acumularam 53 mil unidades e ficou 4,1% abaixo do que o ano passado, com 55,3 mil unidades. Em dezembro 5,5 mil unidades foram fabricadas, o que representa estabilidade contra novembro e crescimento de 511% contra as 906 unidades do mesmo período de 2015.

 

As exportações no setor de máquinas agrícolas e rodoviárias encerraram o ano com 9,5 mil unidades, o que significa diminuição de 5,7% frente as 10,1 mil de 2015.

 

Projeções para 2017

 

A Anfavea estima aumento de 4,0% no licenciamento de autoveículos em 2017: a expectativa é de comercializar 2,13 milhões de unidades. No caso das exportações, novo aumento é esperado: 7,2%, totalizando 558 mil unidades enviadas para outros países.

A previsão de produção é de 2,41 milhões de unidades, 11,9% acima do registrado em 2016. Na visão de Antonio Megale, presidente da Anfavea, existem diversas razões para acreditar em crescimento: “a conjuntura macroeconômica indica fatos positivos, como aumento do PIB, inflação convergindo para o centro da meta, reduções contínuas da taxa básica de juros e estabilização do dólar. Além disso, a PEC do teto dos gastos já está aprovada, algumas medidas econômicas foram anunciadas, vivenciamos estabilização do ritmo de vendas e teremos uma base baixa de comparação. Ao juntar todos estes fatores, acreditamos em uma reação sequencial, que passa pela retomada da confiança tanto do consumidor quanto do investidor, reaquecimento do consumo e abertura gradual da concessão de crédito”.

 

A previsão da entidade para o setor de pesados também é de crescimento das vendas em 6,4% contra 2016. Com isso o segmento deverá encerrar o ano com 65,6 mil unidades vendidas. A projeção de exportações do segmento é de 34,4 mil unidades, elevação de 10,0%. Assim, a produção deverá ser de 100,0 mil, um aumento de 26,1%.

Para o setor de máquinas agrícolas e rodoviárias, a projeção é de alta das vendas internas em 13,0% – serão 49,5 mil unidades em 2017. As exportações também serão 6,0% superiores: 10,2 mil unidades. E a fabricação de novos produtos será de 59,6 mil unidades este ano, alta de 10,7%.

 

Fonte: Site Anfavea – www.anfavea.com.br

Licenciamento ambiental de postos de combustíveis fica mais rigoroso no Paraná

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O secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, assinou nesta quarta-feira (21), uma resolução que torna mais transparente e rigoroso os licenciamentos ambientais para postos de combustíveis no Paraná. Os licenciamentos são atribuições do Instituto Ambiental do Paraná, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente.

A Resolução nº 032/2016, debatida pelos técnicos da Secretaria, do IAP, Mineropar e com o setor, detalha minuciosamente todos os critérios exigidos tanto para licenças de postos já implantados como de novos empreendimentos.

PASSIVOS - Uma das mudanças em relação a resolução anterior é o detalhamento da metodologia para investigações de passivos ambientais de postos já implantados. “Existem muitos postos antigos, que apresentam contaminação de solo e do lençol freático, por isso os órgãos ambientais estão tratando com mais rigor esse tipo de empreendimento. Eles deverão apresentar uma investigação técnica do passivo”, explicou a diretora de Licenciamento Ambiental do IAP, Ivonete Coelho Chaves. “A nova resolução também detalha todo o procedimento para remediação (recuperação) desses locais”, disse.

A assinatura contou com a presença do presidente do IAP, Tarcísio Mossato; do presidente da Mineropar, José Antonio Zem; do presidente do Sindicombustíveis, Rui Chicella, além de diretores e técnicos das instituições. “O que muda é o rigor na documentação e na fiscalização do IAP, o que passará a ser exemplo para que outros estados façam o mesmo”, disse o secretário Bonetti.

REQUISITOS – Entre os requisitos exigidos está a implantação de tanques de paredes duplas e processo de proteção e controles necessários aos postos. Além disso, o laboratório responsável pela execução e emissão de laudos de amostras retiradas de fontes de poluição ambiental deverá ter o Certificado de Cadastramento de laboratório de Ensaios Ambientais concedido pelo IAP.

Ainda de acordo com a resolução fica proibida a infiltração direta no solo de efluentes provenientes de águas de lavagem de veículos e do setor de abastecimento, mesmo que tratadas.

Fica proibido o lançamento de efluentes líquidos, direta ou indiretamente em corpos hídricos superficiais como mananciais de abastecimento público. Os postos deverão realizar o automonitoramento dos efluentes líquidos de acordo com a portaria 256/2013 do IAP.

Para Tarcísio Mossato, com as mudanças estabelecidas pode se construir um Estado ainda melhor. “Esse é o resultado de anos de estudo junto ao corpo técnico do IAP e da Mineropar. O trabalho em equipe foi fundamental na elaboração dessa resolução. E a assinatura dela, é a fundamentação de querer fazer mais e melhor”, disse ele.

Fonte: site IAP

Multas de trânsito ficarão mais caras a partir de 1° de novembro

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As multas de trânsito ficarão mais caras a partir de 1º de novembro. Com os novos valores, previstos a partir da alteração do Código de Trânsito Brasileiro, infrações gravíssimas, cujo valor de multa atual está em R$ 191,54, passarão a R$ 293,47; multas a serem pagas por infração grave passarão dos atuais R$ 127,69 para R$ 195,23.

As multas cobradas por infrações consideradas médias aumentarão de R$ 85,13 para R$ 130,16. As leves serão reajustadas dos atuais R$ 53,20 para R$ 88,38.

Também a partir de novembro serão reajustados os valores das multas aplicadas a motoristas suspeitos de dirigir alcoolizados que se recusarem a fazer o teste do bafômetro. Nesse caso, a multa passará de R$ 1.915 para R$ 2.934,70. O motorista terá ainda a habilitação suspensa pelo prazo de 12 meses.

Fonte: Agência Brasil

Saiba como fazer a renovação do RNTRC – Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas

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A ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre – lançou um vídeo com o passo a passo do recadastramento do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). O vídeo mostra como consultar o registro, e mostra também os locais onde é possível renovar o cadastro.

Mantenha-se em dia com seus documentos e apto a exercer o transporte de cargas no Brasil. Clique aqui e confira o vídeo.

 Fonte: Fetranspar

Projeto busca aperfeiçoar lei que obriga uso do farol durante o dia

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A recente alteração no Código de Trânsito queobriga os motoristas a usarem faróis baixos durante o dia nas rodoviasbrasileiras motivou a apresentação de outro projeto de lei no Senado (PLS 262/2016).O texto, do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), busca eliminar anecessidade de acender os faróis durante o dia em vias urbanas e liberar do usodo farol baixo os veículos equipados com luzes diurnas.

De acordo com o texto, o uso dos faróis baixosdurante o dia será obrigatório nas vias rurais, que compreende estradas erodovias. Nas vias urbanas, ainda que sejam consideradas rodovias, o uso serádispensado. De acordo com o autor da proposta, em condições de tráfego pesado,com a presença de motociclistas, manter todos os faróis acesos pode piorar ascondições de segurança.

Valadares também lembra que, embora não seja umitem obrigatório, muitos veículos em circulação no país já são equipados comluzes de circulação diurna, que servem para deixar o veículo mais visível. “Oequipamento cumpre exatamente a mesma função para a qual tornou-se obrigatórioo acendimento da luz baixa”, explicou.

O texto, apresentado em junho, vai ser analisadopela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ainda não foidesignado relator para o projeto.

Lei

A Lei 13.290/2016, que determina o uso obrigatório de farol baixo durante o dia em rodovias, teveorigem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 156/2015, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), aprovado no Senado no final de abril.

Durante a análise pelo Senado, a medida,instituída para aumentar a segurança nas estradas, foi defendida pelo relatorda matéria, senador José Medeiros (PSD-MT), que atuou como policial rodoviáriofederal por 20 anos. Para ele, trata-se de um procedimento bastante simples quedeve contribuir para a redução das mortes nas rodovias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da AgênciaSenado)

Fonte: Agência Senado

Uso da Terceira Placa deixa de ser obrigatório em veículos de carga

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O Diário Oficial da União publicou a Deliberação Contran nº 149, de 28 de junho de 2016, que torna facultativo o uso do Dispositivo Auxiliar de Identificação Veicular, mais conhecido como “3ª Placa” ou “Faixa Ouro”, alterando o disposto na Resolução nº 370, de 10/12/2010.

Desde dezembro de 2010, quando a “3ª Placa” foi criada, a NTC & Logística se embasou em estudos técnicos de suas Assessorias que apontavam inconsistências no plano legal para se posicionar contra a medida.

 A Resolução nº 370/10 do Contran continua em vigor, ou seja, a “3ª Placa” continua existindo. Porém, seu uso é facultativo para qualquer veículo de carga. A decisão de usá-la ou não fica a critério de cada transportador.

Fonte: Portal NTC&Logística

Definido o tema da Semana Nacional de Trânsito 2016

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Em reunião, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito para o ano de 2016 que será: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

Segundo o Denatran, o tema acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do órgão, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

Ainda segundo o órgão, o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. Assim, o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores). Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença!

Semana Nacional de Trânsito

Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura do governo frente a este assunto, além de ser um convite à participação de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

 Fonte: Portal do Trânsito

Postos de combustíveis de SC terão que instalar medidor de volume

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A partir do segundo semestre, a Secretaria de Estado da Fazenda de SC, começará a obrigar os postos a instalar o Medidor Volumétrico de Combustível (MVC). O equipamento, iniciativa do fisco catarinense aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), mede em tempo real o volume de combustíveis nos tanques de estocagem e envia as informações às fazendas. O MVC também será útil para alertar vazamentos, evitando problemas ambientais.

“Vai ficar bem mais difícil sonegar impostos nesse setor, que responde por 20% da arrecadação em Santa Catarina e chega a 30% em alguns estados”, destaca o secretário Antonio Gavazzoni. Ele lembra que o Estado tem um dos menores índices de sonegação de ICMS em combustíveis, graças ao controle feito por meio do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Atualmente, 0,5% do que é vendido em Santa Catarina é adulterado.

A obrigatoriedade do MVC depende de cada estado. Santa Catarina é pioneira. No Paraná a exigência será feita de forma escalonada entre 30 de setembro de 2016 e 30 de setembro de 2018, começando pelos postos com maior faturamento. A Fazenda poderá determinar a instalação imediata em casos de comprovada fraude nas bombas de abastecimento, comercialização de combustível adulterado ou prática de sonegação fiscal.

Por enquanto, há um fabricante homologado e outro em fase de homologação. A Fazenda concederá crédito para a compra do equipamento. O decreto para estabelecer os detalhes está em fase de elaboração.

Fonte: Redação do NJ - Notícias de Joinville

Sancionada lei que obriga farol baixo na estrada durante o dia

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O presidente em exercício Michel Temer sancionou alei que torna obrigatório rodar em estradas com o farol baixo aceso durante odia. A mudança no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) foi publicada no DiárioOficial da União no dia 24/5/2016 e, segundo o Ministério das Cidades, começa avaler em 45 dias, ou seja, em 8 de julho, que é o prazo para os cidadãos seadaptarem às novas regras.

Temer vetou o artigo que dizia que a medida entravaem vigor na data da publicação por considerar que "sempre que a normapossua grande repercussão, deverá ter sua vigência iniciada em prazo quepermita sua divulgação e conhecimento". O veto será submetido ao Congresso.

Até então, o uso de farol só era exigido para todosos veículos durante a noite e em túneis, independentemente do horário do dia. Paraas motos, o uso das luzes já era obrigatório durante o dia e a noite.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito(Denatran), a medida será válida para qualquer tipo de rodovia, incluindo asque passam por trechos urbanos e também em túneis com iluminação pública.

Multa e 4 pontos na CNH

O descumprimento será considerado infração média,com multa de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira de habilitação. O valor subirá em novembro deste ano, assim como de outras multas. 

O projeto de lei foi proposto pelo deputado RubensBueno (PPS-PR), e relatado por José Medeiros (PSD-MT) no Senado. O parlamentarconsiderou que a imposição pode “aumentar” a segurança nas estradas.

“Trata-se da imposição de um procedimento bastantesimples e de baixo custo que poderá aumentar a segurança nas estradas e assimcontribuir para a redução da ocorrência de acidentes frontais nas rodovias e,consequentemente, salvar inúmeras vidas”, defendeu Medeiros.

Valor das multas subirá

Antes de ser afastada para o julgamento doimpeachment, Dilma Rousseff sancionou, em abril, medidas que endurecem aspunições para infrações de trânsito. O valor das multas subirá entre 52% e 66% em novembro deste ano. 

Além disso, a punição para o motorista que forflagrado falando ou "manuseando" o telefone passará de média paragravíssima.

Veja os novos valores:

Infração leve

- De R$ 53,20 para R$ 88,38 (aumento de 66%)

Infração média

- De R$ 85,13 para R$ 130,16 (aumento de 52%)

Infração grave

- De R$ 127,69 para R$ 195,23 (aumento de 52%)

Infração gravíssima

- De R$ 191,54 para R$ 293,47 (aumento de 53%)

Fonte: globo.com –autoesporte

Frota circulante no Brasil cresceu 2,5%

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06/05/2016 – O Relatório da Frota Circulante elaborado com dados até 2015 apontou um total de 42,6 milhões de veículos em uso e aumento de 2,5% no número de veículos do Brasil na comparação com 2014. O crescimento foi menor que o de anos anteriores como reflexo da menor entrada de veículos novos no mercado. Como comparação, de 2011 para 2012 a alta registrada foi de 7,4%. Os novos números foram elaborados pelo Sindipeças, entidade que reúne fabricantes de componentes automotivos.

Os automóveis atingiram 35,3 milhões de unidades e cresceram 2,5% assim como a frota total. A maior alta, 3,2%, ocorreu para os comerciais leves, que atingiram 5,05 milhões de unidades em 2015. O menor crescimento, 0,4%, ocorreu com para a frota de ônibus, que totalizou 389,1 mil veículos no ano passado. Foram registrados também 13,6 milhões de motocicletas nas ruas em 2015, número 1,3% maior que o obtido no ano anterior.

A idade média de todos os segmentos analisados subiu. A dos automóveis passou de oito anos e nove meses para nove anos. Segundo o Sindipeças, 37% da frota total de veículos tem entre um e cinco anos de idade. Outros 44% têm entre seis e 15 anos. Veículos com 16 a 20 anos respondem por 13% do total.

Chama a atenção o envelhecimento gradativo das motos, que em 2011 tinham em média de cinco anos e um mês e em 2015 passaram a seis anos e seis meses, um reflexo direto da queda sucessiva nas vendas do setor desde 2012.

O estudo por combustível aponta que de 2014 para 2015 os veículos flex passaram de 54,3% para 57,2% e aqueles a gasolina recuaram de 34,3% para 31,7%. Os modelos a diesel mantiveram participação estável em 9,8%. Os carros movidos exclusivamente a etanol eram 1,2% do total até o fim do ano passado.

Fonte: Automotive Business

Campeão de 85 – Cammarota volta ao Couto para defender pênaltis de torcedores

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A ação promocional Chute a Gol realizada pelo Coritiba om apoio da RDP Petróleo, nestesábado (9), no intervalo do jogo contra o Toledo, no Couto Pereira, colocoutrês torcedores alviverdes para bater pênaltis em um dos maiores ídolos dahistória do clube: o ex-goleiro Rafael Cammarota, campeão brasileiro em 85.

Os torcedores que conseguissem balançar arede ganhariam um kit com uma camisa modelo retrô de 1985 e produtos oficiaisdo clube. “Estar aqui no Couto Pereira é sempre especial para mim, poderrelembrar do tempo que eu jogava no Coxa”, disse o eterno arqueiro alviverde aosite do clube.

Dos cinco torcedores sorteados na promoção,três compareceram para bater os pênaltis: Renan Ribeiro, João Victor e GabrielFialho. Apenas o primeiro conseguiu fazer o gol.

“A gente sabia que era um campeão brasileiroque estava ali, então, não foi fácil”, brincou o sócio Gabriel Fialho, queerrou o chute. “Mas eu achei muito emocionante estar aqui com o Rafael”,garantiu.

Fonte: Gazeta do Povo - http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/futebol/coritiba/campeao-de-85-cammarota-volta-ao-couto-para-defender-penaltis-de-torcedores-81rb18j30fcq7a2jybbpvtqxg

Assembleia Legislativa do Paraná aprova regulamentação na forma de cobrança de combustíveis

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A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou em primeira votação na sessão plenária de terça-feira (05), com 38 votos favoráveis, o Projeto de Lei que institui a formatação dos preços para comercialização de combustíveis limitado a dois dígitos de centavos – diretamente na bomba de abastecimento e com divulgação em local visível e com destaque.

De autoria do deputado Evandro Araújo (PSC), o texto aprovado reduz o valor anunciado do combustível a dois dígitos de centavos (R$ 3,64 por exemplo), e não mais a três números após a vírgula (R$3,649), como é feito atualmente pelos postos de combustível.

A justificativa do projeto alerta que a estratégia adotada pelos estabelecimentos confunde e causa prejuízos ao consumidor. Para o parlamentar, o terceiro dígito é utilizado como mecanismo de disfarce do preço real do combustível, tratando-se de uma prática irregular. O projeto já contava com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, da Comissão de Defesa do Consumidor e da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

Fonte: www.rbj.com.br

Conheça os ganhadores da Promoção CARA A CARA COM O CARA RDP Petróleo

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A RDP Petróleo sorteou cinco torcedores para participarem da Promoção CARA A CARA COM O CARA no intervalo do jogo entre Coritiba e Toledo que será amanhã, dia 09/04, às 16 horas no Couto Pereira.
 
Os sorteados ganharam um par de ingressos nas cadeiras sociais superiores do estádio, além da oportunidade de entrar no gramado para bater um pênalti no ex-goleiro e ídolo alviverde Rafael Cammarota.
 
CONFIRA OS GANHADORES:
 
1. Gabriel Camilo Fialho
2. Helio Vargas
3. João Victor
4. Renan Ribeiro
5. Thiago Licinio
 
Mais uma vez o torcedor Coxa-Branca surpreende pela grande adesão às ações realizadas pela RDP Petróleo.
 
Parabéns aos ganhadores e até a próxima!
 
 

RDP Petróleo traz o ídolo alviverde Rafael Cammarota para ação promocional no Couto Pereira

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No próximo sábado, 9/4, a RDP Petróleo irá realizar mais uma ação promocional junto à torcida do Coritiba Foot Ball Club.

Para a realização desta ação, a RDP irá trazer um dos principais ídolos que marcaram a história do Coritiba, o ex-goleiro Rafael Cammarota, campeão brasileiro pelo Coxa em 1985.

Durante o intervalo do confronto entre o Coritiba e o Toledo, cinco torcedores terão a oportunidade de pisar no gramado do Couto Pereira e bater um pênalti com o eterno ídolo alviverde Rafael Cammarota no gol. Trata-se da ação CARA A CARA COM O CARA. Os participantes que marcarem o gol irão ganhar uma camisa modelo retrô 1985 autografada pelo ex-goleiro, e diversos brindes da RDP Petróleo.

Para participar, basta deixar o comentário "A RDP vai me deixar cara a cara com o cara” no post da promoção no Facebook oficial do Coritiba. Serão aceitos comentários até às 14h da próxima sexta-feira, dia 8/4. A divulgação dos ganhadores será no mesmo dia, às 16h, nos veículos oficiais do Coritiba Foot Ball Club e no site da RDP Petróleo.

Os sorteados irão ganhar também um par de ingressos para assistir a partida no setor social superior no Alto da Glória. O jogo será às 16 horas.

Saiba quais equipamentos devem ser calibrados para evitar autuações no INMETRO

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Gasolina

- Densímetro com escala de 0,700 A 0,750.

- Densímetro com escala de 0,750 a 0,800 com menor divisão de 0,0005 g / ml.

É obrigatório o Certificado de Verificação expedido pelo Inmetro e que acompanha o instrumento no ato da sua aquisição. Porém, nada impede que o posto tenha, também, o Certificado de Calibração emitido por laboratório da Rede Brasileira de Calibração ou por outro que utilize padrões rastreáveis pelo Inmetro.


Óleo Diesel

- Densímetro com escala de 0,800 a 0,850.

- Densímetro Com escala de 0,850 a 0,900.

O Certificado de Verificação do Inmetro é obrigatório, mas pode ser substituído pelo de Calibração.


Gasolina e Óleo Diesel

- Termômetro para Petróleo e seus derivados, com escala de -10ºC a 50ºC e subdivisões de 0,2ºC ou 0,5ºC.

Um único termômetro serve para a análise da gasolina e do óleo diesel. Para o equipamento, é obrigatório o Certificado de Verificação do Inmetro, que pode ser substituído pelo Certificado de Calibração.


Etanol

- Densímetro com escala de 0,750 a 0,800 densímetro com escala de 0,800  a 0,850 (observação: ambos podem ser substituídos apenas pelo densímetro com escala de 0,770 a 0,820 g/ml).

Também é obrigatório o Certificado de Verificação, que pode ser substituído pelo de Calibração.

- Termômetro de Imersão total para etanol com escala de -10ºc a 50ºc e subdivisões de 0,2ºc ou 0,5ºc.

Para esse instrumento é obrigatório o Certificado de Verificação, que também pode ser substituído pelo de Calibração.


Termodensímetro de leitura direta - Esse instrumento deve ser aprovado pelo Inmetro e instalado nas bombas medidoras de AEHC, indicando no seu corpo as instruções de funcionamento.


Para todos os combustíveis

Proveta de vidro graduada com capacidade de 1000 ml: não é necessária nenhuma certificação.

Medida padrão de 20 litros aferida anualmente e lacrada com o selo do  Inmetro: tem que ser aprovada pelo Inmetro para receber uma etiqueta de licenciamento.

Régua medidora ou outro equipamento metrológico para verificação dos estoques de combustíveis armazenados nos tanques: precisam ser aprovados pelo Inmetro.

Fonte: Site Brasil Postos/Notícias

Aurélio Amaral é nomeado diretor da ANP

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Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (28/03) a nomeação de Aurélio Amaral, para exercer o cargo de Diretor da ANP, com mandato de quatro anos.

O novo diretor está na ANP desde 2009. Inicialmente, exerceu o cargo de assessor de diretoria. Em 2010, assumiu a coordenação do escritório da ANP em São Paulo. Foi superintendente-adjunto de Fiscalização do Abastecimento de 2011 a 2012, quando foi nomeado Superintendente de Abastecimento da Agência, cargo que exercia até a nomeação como diretor.

Aurélio é advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo (São Bernardo do Campo, SP).

Fonte: site www.anp.gov.br - ANP/Assessoria de Imprensa

Entenda o ARLA 32 e sua armazenagem

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O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, PROCONVE, que é regulamentado desde 1986 pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), denominado em sua sequência como PROCONVE P7 ou EURO 5, tem por principal objetivo reduzir o nível de emissão de gases poluentes na atmosfera por veículos que utilizam diesel.

As metas sugerem diminuição de até 80% na emissão de partículas na atmosfera e cerca de 60% de diminuição de Óxido de Nitrogênio (NOx).

Com base nesses preceitos, para atender o programa, veículos à diesel produzidos desde 2012 com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction/ReduçãoCatalítica Seletiva) necessitam do componente ARLA 32  para promover a diminuição dos gases poluentes.

O motor SCR trabalha a partir de redução catalítica seletiva, onde há tratamento dos gases expelidos com aplicação do reagente ARLA 32, eliminando água pelo escapamento.

A composição ARLA 32 é uma solução a 32,5% de uréia de alta pureza em água desmineralizada. Seu principal objetivo é reagir com o Óxido de Nitrogênio presente nos gases de escape dos veículos a diesel.

O ARLA 32 não é um combustível e também não é um aditivo, é atóxico e transparente, e precisa de um tanque específico em veículos com SCR.

A quantidade a ser utilizada depende do volume de combustível a ser abastecido, mas em média são necessários 5% de ARLA para o total de diesel.

Como armazenar o ARLA 32

Levando-se em conta que a composição ARLA 32 tende a se degradar com ambientais desfavoráveis, como altas ou baixas temperaturas, ou então com incidência direta da luz solar, é sugerido que a armazenagem seja realizada através de tanques jaquetados subterrâneos.

A norma NBR 16046 de 07/2015 – Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Posto Revendedor veicular e ponto de abastecimento – Sistema de Armazenamento e Abastecimento de ARLA 32 indica que o sistema de armazenamento pode ser aéreo ou subterrâneo, podendo haver uma combinação entre os sistemas.

Para o sistema de armazenamento aéreo vale ressaltar que deve-se considerar a condição de temperatura conforme ABNT NBR ISSO 22241-3:2011, 4.2, assim como evitar a exposição solar para minimizar a deterioração.

Fonte: site Brasil Postos; site arxo.

Não se deve dar a partida em carro alagado

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Em dias de chuva, a dica é procurar um caminho por regiões mais altas da cidade. É melhor optar por um roteiro mais longo do que correr o risco de perder seu patrimônio. Lembre-se: o seguro poderá se negar a cobrir os prejuízos caso consiga provar que o motorista foi negligente.

Veja abaixo algumas dicas para o caso de se deparar com um trecho de alagamento.

Como saber se dá para passar pelo alagamento?


1) Lembre-se: a entrada de ar do motor costuma estar na altura dos faróis (veja na foto abaixo). Assim, a água não deve ultrapassar a metade da roda.

2)  Observe a altura da água olhando os veículos (ônibus, caminhões) que vêm no sentido contrário.

3) Cuidado com valetas, depressões e buracos que possam estar submersos, evitando que a água alcance a entrada do filtro de ar.

4) Cuidado com as marolas provocadas pelos veículos que seguem no sentido contrário.

5) Se decidir atravessar, faça-o bem devagar: vá devagar, para não criar ondas e fazer a água alcançar áreas mais altas do seu carro.


Se no meio da travessia o motor apagar, NÃO DÊ PARTIDA: isto é um sinal que a água tampou a entrada de ar do motor. Se você der a partida, ela será sugada para dentro do motor e provocará o que chamamos de calço hidráulico, que é o travamento das peças internas do motor.

O que fazer se você estiver dentro do carro e ficar preso em um alagamento?


A primeira providência é desligar o motor. Se possível, saia do carro. Não religue o carro porque o motor sugará a água do alagamento.

 

E se meu carro ficou submerso estacionado?

NÃO DÊ PARTIDA NEM LIGUE A IGNIÇÃO. Chame um mecânico para fazer o seguinte procedimento:

1) Retirar o filtro de ar. Ele deve verificar se o filtro está encharcado ou se tem vestígio de água no compartimento onde ele fica instalado.

2) Se tiver água no filtro de ar, o mecânico deverá remover todas as velas de ignição, para ter acesso aos cilindros do motor, e verificar se a água alcançou a parte interna do motor. Constatada a presença da água ele fará o procedimento de remoção dessa água dos cilindros e secagem das velas.

3) O passo seguinte é puxar a vareta do óleo e verificar se o óleo está contaminado com a água (com aspecto leitoso, esbranquiçado). Este é um sinal de que será preciso substituir o óleo do motor.

Depois da parte mecânica, leve o veículo para uma empresa especializada em limpeza e substitua as espumas e forrações que forem necessárias, para que seu carro não fique com cheiro de casa de praia. Não se esqueça de olhar o buraco do estepe.

Fonte: site globo.com - Oficina do G1, por Denis Marum.

ANTT altera cronograma para instalação das TAG

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) alterou o o cronograma para instalação dos dispositivos de identificação eletrônica (TAG) dos veículos automotores de carga cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).

 

A identificação eletrônica dos veículos, que é obrigatória, deverá ser colocada no para-brisa dos veículos. A medida cumpre a Resolução nº 4.799/2015, que integra o projeto de Sistema Nacional de Identificação Automática dos Veículos (Siniav), definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

Entretanto, o cronograma para recadastramento no RNTRC está mantido.

 

Os procedimentos para operacionalizar a instalação da TAG serão divulgados em outro momento, pela ANTT.

 

Veja o novo calendário para instalação da TAG, pelo final da placa dos veículos:

 

1 – 28/08/2016 a 06/10/2016

2 – 07/10/2016 a 15/11/2016

3 – 16/11/2016 a 25/12/2016

4 – 26/12/2016 a 03/02/2017

5 – 04/02/2017 a 14/03/2017

6 – 15/03/2017 a 22/04/2017

7 – 23/04/2017 a 31/05/2017

8 – 01/06/2017 a 10/07/2017

9 – 11/07/2017 a 19/08/2017

0 – 20/08/2017 a 28/09/2017

 

Após 31/12/2016 até 2020:

 

1 e 2 – 28/09/2017 a 28/10/2017

3 e 4 – 29/10/2017 a 25/11/2017

5 e 6 – 26/11/2017 a 26/12/2017

7 e 8 – 27/12/2017 a 25/01/2018

9 e 0 – 26/01/2018 a 25/02/2018

 

*Com informações da ANTT

 

Fonte: ABCAM – Associação Brasileira dos Caminhoneiros

Indicação de novo diretor da ANP é aprovada pela Comissão de Infraestrutura

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Por 16 votos a 2, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou no dia 9 de março o nome de Aurélio Cesar Nogueira Amaral, indicado pela presidente Dilma Rousseff para o cargo de diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A indicação segue agora para votação em Plenário.

A sabatina de Nogueira Amaral pelos senadores foi acompanhada pela diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, que esteve presente na reunião da CI.

Durante a reunião, os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Lasier Martins (PDT-RS) quiseram saber a opinião do indicado em relação ao projeto aprovado pelo Senado que desobriga a Petrobras de explorar todas as jazidas no pré-sal.  Ele disse considerar inconveniente manifestar sua posição sobre o assunto. “Essa é uma definição que esperamos do Congresso”, assinalou.

A diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, também foi convidada a manifestar sua posição pessoal sobre o tema. Ela apoiou a proposta de garantir à Petrobras o direito de decidir investir ou não em determinados campos. “Nós defendemos que a Petrobras deva ter o direito de recusa toda vez que ela tiver uma oportunidade que ela entenda como aquém do seu interesse econômico e não aderente ao seu portfólio”, explicou.

O texto, encaminhado para a Câmara dos Deputados, é um substitutivo do senador Romero Jucá (PMDB-RR) ao PLS 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP).  Ele revoga a participação obrigatória da Petrobras no modelo de partilha de produção de petróleo, utilizado para a exploração da camada pré-sal.

Pela lei atual, aprovada em 2010, a Petrobras deve atuar como operadora única dos campos do pré-sal com uma participação de, pelo menos, 30%. Além de ser a empresa responsável pela condução e execução, direta ou indireta, de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção.

Preços dos combustíveis

Flexa Ribeiro também questionou a opinião do indicado sobre a política de preços de combustíveis definida pelo governo por meio da Petrobras. Segundo o indicado, os preços apresentam uma defasagem internacional, mas, ao mesmo tempo, criaram uma oportunidade. “Há grandes empresas importando diesel e gasolina e, dessa forma, auferindo renda extra através dessa importação. Agora, a definição dos preços, infelizmente, está fora do âmbito de atribuições da ANP”, apontou.

Experiência

Vários senadores se manifestaram para elogiar o currículo e a experiência do indicado, bem como para fazer comentários sobre o setor de combustíveis e a atuação da ANP. O relator da indicação, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), avaliou que o indicado está "plenamente credenciado" para o posto. Ele ressaltou que Nogueira Amaral possui "experiência profissional tanto no setor público quanto no privado".

Em 2009, o indicado assumiu a função de assessor na diretoria da ANP, tendo atuado em diversos aspectos do marco regulatório para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Segundo Raupp, Amaral teve uma participação relevante nos programas de regulação da agência. Em 2010, passou a exercer o cargo de coordenador-geral do escritório em São Paulo e, em 2011, foi superintendente adjunto de fiscalização.

Desde dezembro de 2012, é o superintendente de Abastecimento, responsável por coordenar a regulação do abastecimento nacional de derivados de petróleo e biocombustíveis.

A ANP é o órgão regulador das atividades que integram a indústria do petróleo e gás natural e a dos biocombustíveis no Brasil. Vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a agência é responsável pela execução da política nacional para o setor energético do petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Fonte: Agência Senado

Aedes Aegypti – Faça a sua parte

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Dengue, chikungunya e zika. O Brasil está em estado de alerta para combater o agente transmissor dessas três doenças: o mosquito Aedes aegypti.

 

Como já foi amplamente divulgado, trata-se de um mosquito urbano que se reproduz em ambientes que possibilitem o acúmulo de água parada e limpa e que podem acontecer em ruas, residências e estabelecimentos comerciais. Em contato com a água, os ovos botados pela fêmea dão origem às larvas, que, por sua vez, se transformam no mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika. Portanto, para evitar a reprodução da espécie, as pessoas devem eliminar pontos de água parada.

 

Importante ressaltar que como os postos de combustível utilizam muita água, os mesmos podem abrigar diversos pontos de proliferação do Aedes aegypti. Por isso, o Minaspetro reuniu informações de agentes especializados e enumerou algumas dicas de como combater os focos do mosquito em postos de combustíveis. Acompanhe a seguir:
 

Elimine os focos de reprodução nos postos de gasolina

·        As canaletas e os canos de escoamento de água representam um grande perigo. Mantenha-os sempre limpos, sem resíduos como plantas e outros materiais, que obstruem esses canais e retêm a água, gerando poças.

·        Diariamente, lave com bucha e sabão os regadores e baldes utilizados para lavagem de para-brisas. Capriche nas bordas.

·        Pelo menos uma vez por semestre, limpe a caixa-d’água e não se esqueça de mantê-la completamente vedada.

·        Verifique, sempre, principalmente em época de chuvas, se existem poças d’água nas lajes do seu estabelecimento. Procure deixar os locais sempre secos.

·        Banheiros desativados são ótimos ambientes para a reprodução do Aedes aegypti. Para que isso não aconteça, tampe completamente a caixa de descarga e deixe o vaso e os ralinhos secos. Nos sanitários em uso, o ideal é que, semanalmente, os ralinhos e os vasos sejam lavados com água sanitária.

·        Infelizmente, muitas pessoas que circulam pelo posto eliminam lixo nos jardins. Cheque, diariamente, se há garrafas, latas e tampinhas jogadas em locais inapropriados. Mantenha as plantas sempre podadas e jogue fora folhas soltas.

·        Nunca deixe o lixo destampado. Se chover, poças d’água podem se formar nas irregularidades formadas no saco plástico cheio.

·        Até na cozinha e no escritório o estado de alerta deve permanecer. Algumas geladeiras acumulam água em reservatórios externos. Já no escritório, atenção para o acúmulo de água eliminada pelo ar-condicionado.

 

 

Fonte: Revista Minaspetro

Faixa Ouro voltará a ser obrigatória para veículos de grande porte a partir de 2017

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O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) revogou a Deliberação nº116 de 2011 e reestabeleceu os efeitos da Resolução nº 370 de 2010 que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso da película refletiva prismática amarela, mais conhecida como Faixa Ouro, para veículos que possuem peso bruto total de mais de 4.536Kg. A lei, que é de dezembro de 2010, volta a ser obrigatória e fiscalizada pelos órgãos oficiais.

A faixa ouro proporciona boa visibilidade e contraste necessários para a leitura dos caracteres, em veículos de carga, por meio de dispositivos eletrônicos de fiscalização e ainda de agentes de trânsito quando a placa veicular não estiver visível. Segundo o diretor presidente da Sherman Filmes Ópticos do Brasil e membro do Comitê Brasileiro de Normas - CB16 na ABNT, Eduardo Matos, antes da resolução havia uma lei que obrigava os veículos de carga a utilizarem uma identificação auxiliar com fundo verde e letras vermelhas pintadas. "As cores tinham baixo contraste e não eram refletivas, o que dificultava a visualização durante a noite", enfatiza. Além da boa visibilidade, a nova faixa padroniza a identificação dos caminhões, visando melhor controle e segurança nas estradas.

A faixa deve ter a durabilidade de 10 anos e os dados do veículo (placa, cidade e estado) não podem estar afetados por lavagem, produtos químicos ou exposição. "As faixas devem ser aplicadas nas duas extremidades da carroceria, sendo as letras e números do lado esquerdo, e a cidade e estado do lado direito. Ela também pode ser aplicada em superfície metálica para carrocerias de madeira", orienta.

O descumprimento desta Resolução, bem como o trânsito dos veículos com o sistema de identificação auxiliar sem condições de legibilidade e visibilidade constitui infração prevista no artigo 237 do Código de Trânsito Brasileiro, sujeitando seus proprietários à penalidade de multa, bem como à medida administrativa de retenção do veículo para regularização. A fiscalização terá início em 2017, portanto os motoristas devem se regularizar ainda este ano.

Fonte: exame.com; sherman.com.br

Conheça alguns métodos para coibir assaltos em postos de serviços e lojas de conveniência

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Seja pelo ponto do local, com saídas fáceis, ou pelo constante fluxo de dinheiro, é inegável que assaltos ocorrem, diariamente, assustando clientes e funcionários. Evitar roubos pode ser impossível, mas coibi-los não é. No Brasil afora há dezenas de relatos diferentes sobre a questão, com cada posto achando uma forma de ficar longe dos riscos.

Conheça abaixo algumas dicas que auxiliam na prevenção de assaltos evitando prejuízos.

- Treine os funcionários:

Explique aos funcionários sobre como proceder em caso de assalto, instruindo-os a não reagir. Faça a equipe utilizar códigos secretos em casos suspeitos e treine-os para acionar equipamentos de segurança, que podem contribuir no registro do crime e busca pelos assaltantes;

- Use placas sinalizadoras:

Criar dificuldades para os assaltantes pode evitar um roubo. Coloque placas sinalizadoras informando que o estabelecimento possui um cofre e que a chave não está no posto, e sim em posse da empresa de vigilância;

- Adote procedimentos padronizados:

Retirar o capacete no posto já é obrigatório, mas crie o hábito de o cliente precisar desligar o carro para que haja o abastecimento, impedimento fugas rápidas e facilitando a identificação de assaltantes. Outra medida de prevenção é que os pagamentos sejam feitos no caixa da loja de conveniência, o que obriga o motorista a ter que descer do veículo;

- Fique atento aos movimentos suspeitos:

Os postos ficam em locais de fácil acesso e, por isso, também possuem muitas rotas de fuga. Observe movimentos suspeitos, principalmente à noite, nos arredores. Alguns postos utilizam cones e correntes ao redor do estabelecimento, para que seja necessário manobras para sair. Outra dica é colocar mais de um funcionário no período noturno, para dificultar a ação de bandidos.

- Contrate segurança privada;

Há diversos postos que utilizam empresas de vigilância privada para aumentar a segurança do local. Vale lembrar que há diferença entre vigias e vigilantes profissionais: o primeiro sinaliza situações suspeitas, enquanto o segundo pode, por lei, fazer rondas e portar armas.

- Tome cuidado com motocicletas;

A maioria dos roubos é praticada por duplas em motocicletas, para facilitar a fuga e a abordagem. É recomendável observar o estado das motos que passam pelo posto, porque muitas vezes são usadas motos velhas, sem placa ou roubadas para a ação dos crimes.

Crie também mecanismos de alerta, como um botão para acionar emergência na bancada perto da bomba.

Fontes:

Site Brasil Postos - https://www.brasilpostos.com.br/noticias/anp/noticias-anp/metodos-para-coibir-assaltos-em-seu-posto-de-servicos/   Intercamp

Procon notifica postos por cobrança diferenciada de pagamentos

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Preços diferentes eram cobrados para pagamento em débito ou dinheiro

Três postos de combustíveis em Maceió foram notificados pelo Procon de Alagoas no dia 16 de fevereiro deste ano, após serem flagrados cobrando preços diferenciados de acordo com a forma de pagamento. A fiscalização buscava coibir a cobrança abusiva e apurar denúncias de cobranças indevidas.

De acordo com a lei, é proibido estabelecer diferenciação entre o pagamento em débito e o pagamento feito em dinheiro, já que ambos são considerados como pagamento à vista. Os fiscais do Procon fiscalizaram 14 estabelecimentos e três deles foram autuados.

O fiscal do Procon, Roberto Dias, explica que os proprietários dos estabelecimentos têm dez dias para defesa mas ainda assim serão multados.

“A multa pode variar de R$ 600 a R$ 6 milhões, de acordo com o porte do estabelecimento e com a gravidade da situação. Se houver reincidência, o posto pode até sofrer uma interdição temporária ou o proprietário ter seu registro cassado”, relata Dias.

Correção de placas

Naqueles estabelecimentos onde haviam placas e banners promocionais com a informação de pagamento apenas em dinheiro, os fiscais orientaram e exigiram a correção, de forma a incluir a possibilidade de pagamento em cartão na modalidade débito.

É importante esclarecer que pela lei também é proibido cobrar valores diferenciados na modalidade crédito, se o pagamento for em uma única parcela. Porém, apenas em Alagoas, os postos de combustíveis estão liberados a cobrar valores diferenciados devido a uma liminar concedida aos proprietários de postos e que é válida apenas para a venda de combustíveis.

“O valor pode ser diferente apenas para os combustíveis. A troca de óleo deve ser cobrada com o mesmo valor de a vista, a conveniência também tem que cobrar o mesmo valor e todo o resto deve ser assim”, explica Dias.

Nos casos em que o consumidor se sinta prejudicado, a recomendação é entrar em contato com o Procon, seja para tirar dúvidas ou para denunciar, através do número de telefone 151.

Fontes:
Site Brasil Postos

http://g1.globo.com

Petrobras bate recorde de produção de Diesel S-10 em 2015

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As refinarias da Petrobras encerraram 2015 com um recorde na produção total de Diesel S-10 da ordem de 11,7 milhões de m3. O volume atingido no período representa alta de 40% na comparação com o resultado do ano anterior, quando a companhia produziu 8,3 milhões de m3 do derivado. O crescimento da produção contribuiu ainda para a redução das importações de Diesel S-10 em 49%, passando de 9,3 milhões de m3 em 2014 para 4,7 milhões de m3 em 2015.

 

O recorde foi possível graças a uma melhora do perfil de produção nas refinarias, com aumento do rendimento de diesel no volume total de derivados. A maioria das refinarias produtoras de Diesel S-10 apresentou ganhos significativos na produção do combustível, com destaque para a Refinaria Abreu e Lima (RNEST). A unidade de Pernambuco foi responsável por 47% do incremento do Diesel S-10, quando comparados 2014 e 2015.

O resultado é reflexo da melhoria da eficiência operacional no processo produtivo da Petrobras. O recorde reforça ainda o compromisso da companhia em atender a demanda do mercado brasileiro por derivados de petróleo e foi alcançado respeitando os princípios de Segurança, Meio Ambiente e Saúde que norteiam as ações da Petrobras.

 

O Diesel S-10, com baixo teor de enxofre, proporcionou a introdução no Brasil de veículos com modernas tecnologias de tratamento de emissões que, entre as principais vantagens, reduzem em até 80% as emissões de material particulado e em até 98% as emissões de óxidos de nitrogênio. Além disso, propiciam outros benefícios, tais como a melhora da partida a frio, o aumento dos intervalos de troca do lubrificante, melhor desempenho e maior vida útil do motor.
 
Fonte: Jornal do Brasil (http://www.fecombustiveis.org.br/clipping/petrobras-bate-recorde-de-producao-de-diesel-s-10-em-2015/)

Contran torna obrigatório sistema ABS no freio de moto nova

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De acordo com a resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 9 de dezembro de 2015, em janeiro deste ano começou  a exigência de que motos zero quilômetro tenham sistemas de freio ABS ou CBS. A obrigatoriedade vai valer, primeiro, para 10% das motocicletas novas produzidas no Brasil ou importadas. Até 2019, chegará a 100%.

As motos novas que têm menos de 300 cc poderão ser equipadas com freios ABS, como o dos carros, que evita o travamento das rodas, ou com o CBS, que distribui proporcionalmente a força de frenagem para as duas rodas, a fim de garantir uma desaceleração rápida e segura.

Para motos com mais de 300 cc será obrigatório o ABS. Em motos de alta cilindrada, o sistema de freios ABS já está presente na maioria dos modelos.

O que é o ABS
O Anti-lock Braking System (sistema antitravamento de freios, em português), obrigatório desde janeiro deste ano para carros novos, impede que as rodas travem na frenagem brusca. O ABS permite frear forte a moto sem que a roda traseira levante. Ao acioná-lo, a alavanca do freio ou o próprio pedal podem trepidar, o que é normal.

O que é o CBS
CBS é sigla em inglês para "Combined Braking System" (sistema de freios combinados, em tradução livre). É mais barato e também diferente do ABS. Enquanto nos freios tradicionais existem acionadores independentes para frear a roda da frente (manete direito) e a traseira (pedal), o sistema combinado reparte a força de atuação entre os dois eixos.

A ideia do CBS é corrigir o mau hábito dos motociclistas de usar somente o freio traseiro, quando o ideal é acionar os dois, já que a maior parte do poder de frenagem de uma motocicleta está na dianteira. Com o sistema, a moto consegue parar antes.

O acionamento do freio combinado ocorre de maneira progressiva. É necessário pressionar o pedal com força, utilizando todo o seu curso, para entrar em ação a frenagem na roda dianteira. Com leves toques sobre o pedal, a força fica apenas na roda traseira.

Quando começa a valer
Veja o calendário de adoção dos sistemas, segundo a resolução 509 do Contran:
- a partir de 1º de janeiro de 2016: 10% da produção ou importação;
- a partir de 1º de janeiro de 2017: 30% da produção ou importação;
- a partir de 1º de janeiro de 2018: 60% da produção ou importação;
- a partir de 1º de janeiro de 2019: 100% da produção ou importação.

Estão dispensados dessa exigência veículos de uso exclusivo fora de estrada (off-road), militares, artesanais e cicloelétricos com potência até 4 kW e que não ultrapassem a velocidade de 50 km/h.
 

Fonte: Globo.com - Autoesporte - http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/12/contran-torna-obrigatorio-sistema-abs-ou-cbs-no-freio-de-moto-nova.html

Começou no dia 1º de fevereiro o Período de Preenchimento do RAPP

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Os empresários de postos de combustíveis têm entre o dia 1º de fevereiro e 31 de março para preencher o Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras (RAPP), obrigação instituída pelo Ibama através da Lei 10.165/2000.

Vale ressaltar que, este ano, o Ibama intensificará a fiscalização do RAPP, inclusive como uma forma de justificar a cobrança da Taxa de Controle de Fiscalização Ambiental (TCFA). Portanto, estar regular com essa obrigação torna-se uma necessidade ainda maior.

Fonte: Site Brasil Postos

Perto do Caixa, Próximo da Venda

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Produtos expostos perto dos caixas de lojas de conveniência, padarias e supermercados vendem 50% mais por conta da posição
 

A cena é muito comum. Enquanto o caixa registra as compras do cliente da frente, alguns produtos que estão ali ao alcance dos olhos chamam a atenção e acabam sendo comprados, mesmo se
m necessidade.

Essa é a compra por impulso, que garante aos fabricantes um crescimento de 50% nas vendas se comparadas com o faturamento do mesmo tipo de produto exposto em uma prateleira qualquer.

“O caixa é um ponto de venda excelente para determinados tipos de produtos”, diz Martinho Paiva Moreira, vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados, sobre a estratégia de venda que chegou ao país há 30 anos, seguindo um modelo americano de promoção dos anos 1950.

“São produtos que geralmente não estão na lista de compras, mas naquele momento pode chamar a atenção do consumidor, como uma revista que ele vê a capa e decide pela compra”, diz Guilherme de Almeida Prado, presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro).

Para funcionar, a estratégia de venda de produtos no caixa deve levar em conta o perfil do consumidor e suas necessidades. Para os especialistas do setor, a potencialização das vendas no caixa só acontece com os chamados produtos de impulso, como balas, pilhas, aparelhos de barbear descartáveis, chocolates. Produtos mais sofisticados não têm vez.  “Quando o consumidor precisa destes produtos, já vai para o supermercado com essa intenção. Não é uma decisão que ele toma na hora em que está pagando a conta”, diz Prado. 1

Negociação

Como as chances de venda são maiores, a região dos caixas é bastante disputada entre os fabricantes de produtos de impulso. Por conta dessa valorização, os varejistas negociam vantagens nos contratos de compra com a garantia de que os produtos estarão perto do caixa. “É uma prática bastante comum no setor. Para ter o produto em uma posição privilegiada e vendendo mais, o fabricante facilita as condições de preço ou de prazo de pagamento”, diz Caio Camargo, professor de visual merchandising.

“Os espaços para a comercialização de produtos são limitados e a concorrência é grande. Em um hipermercado são 30 mil produtos, logo, qualquer ação que garanta um aumento de vendas é boa tanto para o fabricante quanto para o lojista”, diz o presidente da Ampro.

Fonte: Diário de São Paulo

ANP Implementa Sistema de Registro de Documentos pela Internet

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O objetivo do novo sistema, o SRD-PR – Sistema de Registro de Documentos dos Postos Revendedores é simplificar o processo e facilitar o atendimento de cerca de 40 mil postos de combustíveis atuantes no Brasil.
 

O SRD-PR também permitirá maior eficiência no contato com a ANP, reduzindo custos e tempo, além de permitir o acompanhamento pela internet.

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Com a nova ferramenta, todas as solicitações referentes ao cadastro de postos de combustíveis automotivos, como o requerimento de autorização para o exercício da atividade de revenda varejista e as atualizações cadastrais, passarão a ser feitas diretamente no site da ANP.

Em sua fase inicial, o agente econômico poderá acessar o novo sistema por meio do site da ANP (Página principal: “Distribuição e Revenda” –Páginas Relacionadas: “SRD-PR”) ou seguir o procedimento atual, enviando as fichas em papel pelos correios. Se o agente optar pelo cadastro através do novo sistema (SRD-PR), as fichas em papel não deverão ser encaminhadas pelo correio.

Para que o agente econômico consiga efetuar o registro, é necessário um cadastro prévio com o uso do Certificado Digital (e-CNPJ) da pessoa jurídica solicitante. O Certificado Digital é utilizado para garantir a segurança na transmissão de informações pela internet. As orientações quanto ao correto uso do sistema estão disponíveis no Manual do Usuário.

Clique aqui para acessar o SRD-PR.

Fonte: ANP